A Bienal de Coruche 2019, de 28 de setembro a 13 de outubro, leva-nos a um dos bairros residenciais da vila de Coruche, o Bairro Novo, que neste ano se irá
transformar no Bairro Novo das Artes.
A intenção de levar a Bienal para o Bairro deve-se ao facto de se querer dar alguma renovação e dinamismo ao local. Aproveitando as edificações devolutas e os espaços públicos descaracterizados, pretende-se incentivar a população a colaborar e a interagir com o movimento artístico que ali vai acontecer.
Esta edição vai, mais uma vez, contar com obras a concurso, desta vez, em contexto de Residências Artísticas, e com a participação da comunidade no projeto
Envolvências Locais.
Desafiam-se, assim, os artistas visuais, nacionais e estrangeiros, a participar num programa que objetiva a realização de trabalhos criativos e inovadores, tendo como referência o contexto histórico, social, cultural, económico e geográfico do território onde se insere. As Residências acontecem em duas fases distintas, maio e julho, e os trabalhos artísticos resultantes serão apresentados durante a Bienal. Com esta nova dinâmica pretende-se motivar a troca de experiências e conhecimento entre os artistas e destes com a comunidade local.
À semelhança do que tem acontecido, este evento vai, através das Envolvências Locais, continuar a apostar na ligação de proximidade com a população, nomeadamente com os artistas locais, profissionais e amadores, instituições diversas e com toda a comunidade em geral. O projeto comum deste ano vai ter como base a toponímia das ruas do Bairro Novo, que faz alusão às antigas colónias portuguesas.
Os trabalhos daqui resultantes, e apresentados em exposições de rua, têm como base símbolos/objetos relacionados com a cultura destes países. Como já vem sendo prática, a exposição fotográfica continua a estar presente e, este ano, os fotógrafos amadores e profissionais de Coruche foram convidados a registar o bairro, as suas gentes e vivências. Também os moradores e a comunidade em geral vão participar através da partilha de fotografias antigas. Do conjunto destas recolhas resultará a exposição Bairro Novo: o passado e o presente.
Assim, entre os meses de maio e outubro, o Bairro vai acolher e exibir diversas formas de expressão artística, exposições coletivas e individuais e servir, ainda, de
palco a outros eventos de caráter lúdico e educativo.
Para mais informações sobre as várias atividades consulte os sites e redes sociais da Bienal de Coruche: www.museu-coruche.org ou http://bienaldecoruche.org, facebook: Bienal de Coruche.
(FONTE: Gabinete de Imprensa, Relações Públicas e Imagem / CMC)