A XI edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça realiza-se em Coruche de 30 de maio a 2 de Junho. Este ano com a comemoração do décimo aniversário do Observatório do Sobreiro e da Cortiça “10 anos ao Serviço da Fileira e da Cortiça”.
O Município de Coruche continua a apostar na organização da FICOR – Feira Internacional da Cortiça, que irá decorrer de 30 de maio a 2 de junho de 2019, com a qual se pretende reforçar e consolidar a posição do concelho de Coruche, da região do Ribatejo e Alentejo de Portugal na fileira da cortiça no contexto internacional, reforçando a liderança de um setor fulcral para a economia local e nacional.
Nesta edição, marcada pelo 10º aniversário do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, pretende-se reforçar o papel que esta estrutura tem na valorização do montado de sobro como nicho ecológico e económico de grande valor e enquanto elemento agregador de toda a fileira da cortiça, constituindo uma plataforma de apoio aos produtores florestais, industria, associações setoriais, empreendedores e investigadores.
Este ano o Sobreiro, enquanto símbolo nacional, é o grande foco das diversas conferências e debates que irão ter lugar no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, considerando o seu papel para todo o ecossistema, bem como no combate às alterações climáticas e enquanto produtor de uma matéria-prima única no mundo, que eleva Portugal como líder mundial.
São inúmeros os motivos para uma visita à maior feira de cortiça do país: por um lado as provas de vinho no espaço Wine & Cork, no qual se pretende fortalecer a ligação do vinho à cortiça, onde os visitantes terão a oportunidade de participar nas Conversas sobre o Vinho, com o sommelier e crítico de vinhos Manuel Moreira e, por outro, o espaço Sabores do Montado, especialmente dedicado à gastronomia e aos sabores deste ecossistema, com especial destaque para os cogumelos, espargos, túberas e também para a bolota.
“Cortiça – Moda e Inovação” será o tema da exposição patente no 1o piso do espaço da FICOR, onde iremos revisitar os coordenados dos últimos 10 anos do desfile de moda Coruche Fashion Cork, desenhados por designers de renome; mas o grande destaque desta exposição será a apresentação do maior vestido de fio de cortiça, com 17m de comprimento, concebido pela CASA GRIGI, pioneira no uso de fio de cortiça em vestuário, reconhecida internacionalmente pelo carácter inovador e design contemporâneo.
Paralelamente são muitas as atividades que completam o programa da 11ª edição da FICOR, com a realização de excelentes espetáculos, dos quais se destacam o momento de stand up comedy com Rouxinol Faduncho, os concertos com Olavo Bilac e Raquel Tavares e já o habitual desfile de moda Coruche Fashion Cork, que este ano conta com a participação especial do designer Ricardo Andrez, estando a apresentação a cargo de Débora Monteiro. Serão ainda exibidos os projetos e ideias candidatas ao concurso de Ideias e Criatividade, no âmbito do projeto PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”.
A FICOR contempla ainda espaços e atividades dedicados aos mais novos, considerando que se comemora no dia 1 de Junho, o Dia Internacional da Criança, mas também o Dia do Sobreiro, estando previsto o lançamento da campanha de sensibilização “Rolhas por um Sobreiro”, com o objetivo de promover a reciclagem de rolhas de cortiça, em parceria com a Quercus.
Os momentos de evasão e desportivos têm ainda grande destaque nesta edição com a realização de passeios pedestres pelo montado, bem como a realização da consagrada Corrida das Pontes e da Família, que já conta com 15 edições. Para encerrar o programa da FICOR irá realizar-se uma grandiosa corrida de toiros, lidada a solo pelo cavaleiro coruchense João Ribeiro Telles Jr.
Fonte: Gabinete de Imprensa, Relações Públicas e Imagem da CMC