O Núcleo Rural de Coruche – Museu Municipal de Coruche recebeu na passada sexta feira, dia 24 de maio, o Prémio “Melhor Trabalho de Museologia” atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia. A cerimonia de entrega dos prémios APOM 2019 decorreu no auditório Miguel Franco, na cidade de Leiria, com o Alto Patrocínio da Presidência da República e contou com 190 candidaturas de profissionais de museologia, envolvendo instituições de Portugal Continental e
Regiões Autónomas. O Prémio recebido, pela Vereadora da Cultura e Turismo, da Câmara Municipal de Coruche, Célia Ramalho, distingue o Núcleo Rural pelo trabalho efetuado no âmbito da promoção cultural e representação do mundo rural.
O Núcleo Rural de Coruche, tem patente duas exposições. A exposição temporária “Um Quartel de Memórias” uma homenagem aos Bombeiros Municipais de Coruche, e a exposição de longa duração “Dos Ranchos de Gente às Máquinas de Mil Braços”, exposição que regista as profundas alterações ocorridas nas paisagens do Vale do Sorraia, bem como as mudanças económicas, sociais e culturais vivenciadas pelas comunidades coruchenses durante o processo de mecanização da agricultura.
O espaço “Centro de Artes, Ofícios e Saberes Tradicionais”, do Núcleo Rural, é um espaço de memória mas também de vivências e experimentação associado à cultura rural local, com destaque para as atividades artesanais relacionadas com os ofícios e as práticas culturais em desuso, nomeadamente as profissões tradicionais e a recriação do ambiente vivido nas tabernas e mercearias no final do século passado. O núcleo Rural de Coruche tem entrada gratuita e poderá ser visitado de terça a domingo.
Fonte: Gabinete de Imprensa, Relações Públicas e Imagem da CMC