Na sequência da Assembleia Geral da RETECORK que decorreu no Intaex, em Badajoz, a 22 de outubro, Coruche renova mais um mandato na presidência da Comissão executiva da Rede Europeia de Territórios Corticeiros. O município preside a esta comissão desde 2013 e inicia agora o terceiro mandato.
Recorde-se que a RETECORK foi concebida a partir de um primeiro encontro de territórios corticeiros que teve lugar em Palafrugell em Outubro de 2006, no qual participaram 46 assistentes e 11 oradores e onde se aprovou a Carta de Palafrugell, que promoveu a constituição de uma Associação de Coletividades Corticeiras a nível europeu.
Em Abril de 2007, constituiu-se formalmente em Cassà de la Selva, a Rede Europeia de Territórios Corticeiros – RETECORK, composta inicialmente por 23 associados de Espanha, Portugal, Itália e França, com vista ao desenvolvimento económico-social das povoações e conhecimento e promoção da cultura da cortiça, com representantes das diversas entidades tradicionalmente ligadas à atividade corticeira.
A RETECORK pretende representar e defender os interesses das coletividades territoriais com presença na fileira da cortiça, contribuir para a valorização e difusão do legado cultural e patrimonial vinculado a esta atividade e visar o desenvolvimento sustentável local a nível económico, social e ambiental.